APRESENTA PEQUENOS SINAIS DE USO, MAS QUE NÃO COMPROMETEM A LEITURA E A QUALIDADE DO PRODUTO VENDIDO.
Ganhador do Prêmio Eisner!
Duas indicações ao prêmio Rudolph Dirks (Alemanha), três indicação ao Prêmio HQ Mix (Brasil).
Uma HQ brasileira já publicada nos Estados Unidos, França, Itália, Alemanha, Portugal, Espanha, Polônia e Turquia.
“Surpreendente livro que conta a história da escravidão no Brasil pelos olhos dos oprimidos (...) A bela e corajosa jornada de D’Salete revela que se a expressão artística não pode mudar o passado, pode transmitir isso com uma luz mais acurada, mais fértil” – The Huffington Post (Estados Unidos).
Em Cumbe, Marcelo D’Salete retrata de forma inovadora a luta dos negros no Brasil colonial contra a escravidão. O livro traz histórias em quadrinhos emocionantes, protagonizadas por escravizados, mostrando a resistência contra a violência das senzalas brasileiras. Cumbe, a palavra banto que dá nome à obra, é rica em sentidos: é o Sol, o dia, a luz, o fogo e a maneira de compreender a vida e o mundo. Também é um sinônimo de quilombo.
Esta segunda edição traz novo posfácio do autor e desenhos inéditos.
SOBRE O AUTOR
Marcelo D’Salete (1979) é professor, ilustrador e quadrinista. Estudou design gráfico, é graduado em artes plásticas e mestre em história da arte. Publicou seu primeiro álbum, Noite Luz, em 2008, pela editora Via Lettera, que também foi lançado na Argentina. Em 2011, lançou Encruzilhada, pela editora Leya. O livro foi indicado ao prêmio HQMIX 2012. Em 2014, publicou seu primeiro livro pela Veneta: CUMBE, que chamou a atenção até da imprensa internacional, antes mesmo das edições estrangeiras, que vieram na sequência: pela Polvo (de Portugal), a çà et là (França), Am-Book (Áustria/Alemanha), BeccoGiallo (Itália) e pela Fantagraphics (Estados Unidos). CUMBE foi indicado ao HQMIX 2015 (categorias desenhista, roteirista e edição nacional); selecionado pelo Plano Ler + para leitura em escolas de Portugal e indicado ao prêmio RUDOLPH DIRKS AWARD 2017 (categoria roteiro) na Alemanha. Em 2016, a Veneta relançou ENCRUZILHADA, com acréscimo de uma nova história em quadrinhos. ANGOLA JANGA – UMA HISTÓRIA DE PALMARES é seu livro mais recente. Marcelo D’Salete ilustrou também os livros infantis Ai de tí, Tietê, de Rogério Andrade Barbosa; Duas Casas, de Claudia Dragonetti; E Assim Surgiu o Maracanã, de Sandra Pina; Zagaia e Da Cabula, de Allan Santos da Rosa; As descobertas de Paulinho na Metrópole, de Marina Torres; Olho Mágico, de Tiago Melo; A Rainha da Bateria, de Martinho da Vila, e diversos outros. Seus originais já foram expostos na Europa e na África.